$

blog sobre Economia.

segunda-feira, maio 01, 2006

Ronaldinho Gaúcho e os supersalários

     Ele é o jogador de futebol com a marca mais valiosa do planeta, com o maior seguro contra invalidez do planeta e, agora, o que mais ganha dinheiro no planeta: Ronaldinho Gaúcho ultrapassou o inglês David Beckham no ranking da renda dos atletas feito pela revista France Football e divulgado no último dia 24.

     Ronaldinho foi eleito pela FIFA, em 2005, o melhor jogador do mundo pela segunda vez consecutiva, desta vez com margem recorde na história da premiação. O craque do Barcelona já chegou a ser aplaudido de pé pela torcida do arqui-rival Real Madrid. Sendo assim, é natural que ele seja o jogador mais bem pago, como é normal que existam diferenças de renda dentro de cada ocupação. Bons marceneiros ganham mais do que marceneiros medíocres. Os profissionais têm diferentes graus de talento e dedicação e essas diferenças se refletem em diferenças de renda. Mas os melhores marceneiros não ganham os milhões de dólares pagos aos melhores atores e atletas. O que explica essa diferença?

     Enquanto a maioria das pessoas que joga futebol o faz de graça, com um baba aos domingos, Ronaldinho Gaúcho ganha 23 milhões de euros (28,47 milhões de dólares) por ano. Da mesma forma, enquanto a maior parte dos atores ganha pouco e faz bicos para complementar a renda, a atriz de Hollywood Reese Witherspoon (foto ao lado), a mais bem paga do mundo, receberá 29 milhões de dólares para atuar no filme de horror Our family trouble.

     Ronaldinho Gaúcho e Reese Witherspoon são superastros em seus campos, e seu grande apelo ao público se reflete em supersalários. É preciso avaliar as características especiais dos mercados em que eles vendem seus serviços. Os superastros e seus supersalários surgem em mercados que apresentam duas características:

* Todos os clientes do mercado querem desfrutar do bem ofertado pelo melhor produtor.
* O bem é produzido com uma tecnologia que possibilita ao melhor produtor ofertá-lo a todos os clientes a um baixo custo.

     Se Ronaldinho Gaúcho é o melhor jogador do mundo, então todos irão querer assistir aos seus jogos, e assistir o quíntuplo de partidas com um jogador que tenha um quinto do talento de Ronaldinho não é exatamente um bom substituto. Além disso, é possível a todos assistir a uma partida de futebol com Ronaldinho, pela televisão, ou a um filme com Reese Witherspoon, no cinema ou na TV. Dessa forma, Reese Witherspoon e Ronaldinho Gaúcho podem oferecer seus serviços a milhões de pessoas ao mesmo tempo.

     É por isso que não há superastros da marcenaria: por mais dinâmico que seja o marceneiro, ele só pode oferecer seu serviço a um número bastante limitado de clientes. As pessoas preferem empregar o melhor marceneiro, que obtém, assim, um salário mais elevado do que a média, mas nada que atinja a cifra dos milhões de dólares.

3 Comments:

Blogger Saymon Nascimento said...

Pois é. Fico imaginando se Ronaldinho não tira um por fora com o jogo do bicho.

Mas Reese ganhar isso tudo é a coisa mais inflada do mundo. Ela ganha 5 milhões a mais que Julia Roberts. Qual o sucesso que Reese tem que se compare ao run de quase 10 filmes passando dos 100 mi? Só por causa do star power de Jul'Ro - Erin Brockovich, por exemplo, jamais seria um hit com outra atriz. Reese tem o que no currículo?

11:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hello, Gabi!!!
Seus textos econômicos são muito legais porque são sempre muito POP!
A gente adora ficar comentando sobre o Ronaldinho Gaúcho aqui em casa. Outro dia eu tava contando as propagandas que ele faz (que são veiculadas aqui no Brasil), se ligue:
- Rexona;
- Nike;
- Banco Santander;
- Bubbalo;
- Kibbon- picOLÉ;
- Gatorade;
- Pepsi;
- Oi.

Enfim, tá bom né?
Mas não venha dizer que essa mocinha é boa atriz não. Outro dia rolou um papo parecido aqui, sobre os arquitetos que projetam as extravagâncias mais bregas e toscamente luxuosas de Las Vegas. Dizia que os arquitetos mais bem pagos do mundo projetavam lá e alguém repetiu pra mim que "os melhores arquitetos do mundo" trabalhavam lá. Não concordei.
No caso da atuação e no campo artístico em geral não há como dizer que os melhores são os mais bem pagos...
Um Beijo! :)

9:13 PM  
Blogger Angelov said...

ah, Carla, bem lembrado! Ela não é "a melhor produtora", no sentido de que ela realmente não é a melhor atriz. Mas acho que a Reese combina uma certa dose de talento com tino pros negócios... E sabe cativar o público. E como ela tem uma aparência que não intimida o público feminino (ela não é TÃO bonita assim), ela acaba agradando bastante.

=)

um beijo!

3:41 PM  

Postar um comentário

<< Home